Falar sobre Belém é sinónimo de mencionar uma das zonas mais especiais (e bonitas) de Lisboa. Costuma dizer-se que este é um dos bairros da capital com mais monumentos e museus por metro quadrado — e a piada é que é mesmo verdade! Venha descobrir o Tour por Belém que planeamos para si!
A história portuguesa está intimamente ligada a Belém. Afinal de contas, foi a partir desta zona, mesmo junto ao Rio Tejo, que navegadores e outros heróis nacionais partiram em busca do desconhecido, aquando das Descobertas Marítimas portuguesas do século XV. É por isso que existe tanto destaque arquitetónico a este período histórico patente em edifícios deste bairro.
TORRE DE BELÉM
Construída no século XVI, é um dos ícones do país. A torre de Belém é considerada Património da Humanidade pela UNESCO desde 1983, sendo uma jóia arquitetónica de estilo manuelino. Chegando a ser utilizada como masmorra, esta torre tem elementos decorativos como as armas reais ou a cruz da ordem de Cristo. Atreva-se a visitar o interior da torre e suba ao último piso. A partir daí, desfrute de vistas arrebatadoras para o Rio, Belém e para a Margem Sul do Tejo.
MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS
É aqui que estão os túmulos de algumas figuras de proa da cultura nacional, como reis portugueses, o navegador Vasco da Gama e o poeta Luís de Camões. O Mosteiro dos Jerónimos é Património da Humanidade pela UNESCO e um dos ícones da arquitetura manuelina. Aprecie as fachadas, a igreja e a capela-mor, respira-se história neste espaço.
PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS
Neste monumento em forma de caravela, o elemento central é o Infante D. Henrique e outras 32 figuras associadas ao período dos Descobrimentos. Construído em forma de caravela, o monumento tem 56 metros de altura e foi criado em 1960 com o objetivo de celebrar os 500 anos da morte do Infante, que foi um dos propulsores das descobertas portuguesas. A sua vista para a Praça do Império e para o Rio Tejo fazem do seu topo uma paragem obrigatória!
PLANETÁRIO E MUSEU DA MARINHA
Para os fãs de astronomia e do espaço, o Planetário Calouste Gulbenkian capta a atenção, desde logo, pela sua cúpula semiesférica que vemos do exterior. Esta cúpula serve de tela a um projetor que recria a Via Láctea e as constelações. Depois de visitar o planetário e as suas exposições temáticas, espreite o Museu da Marinha, mesmo ao lado. Aí, fique a conhecer o passado marítimo português, através da mostra de globos, cartas marítimas e de outros instrumentos da altura dos descobrimentos.
CENTRO CULTURAL DE BELÉM (CCB)
O CCB é um dos principais dinamizadores artísticos da cidade, com concertos e exposições internacionais. Merece uma visita, nem que seja para tomar um café e apreciar a beleza do espaço.
TERMINE O DIA COM UM PASTEL DE BELÉM
Palavras para quê? É o doce por excelência, que sai quentinho, com a nata a derreter, temperada por canela. Nesta zona, encontra vários sítios onde se vende este doce divinal.
ONDE FICAR
No centro histórico de Lisboa, a Residencial Florescente é perfeita para quem quer visitar e conhecer a capital. Com fáceis acessos para toda a cidade, a Residencial Florescente oferece quartos modernos e renovados, bem como um pequeno-almoço buffet. Faça uma Tour por Belém e fique alojado na Residencial Florescente, reserve já o seu quarto!