É um dos bairros mais conhecidos de Lisboa e, certamente, o mais típico. Com um cenário pitoresco, há sempre algo para se ficar a conhecer no Bairro de Alfama. Lá, sente-se a vida bairrista, com pessoas genuínas, mercearias e comércio tradicional e, claro, muita rua para subir e descer — preparem-se os mais preguiçosos, percorrer Alfama é fazer exercício físico! Preparado para um Tour por Alfama?
Como se fosse uma aldeia dentro de Lisboa, denota-se a união da comunidade, naquele que é, verdadeiramente, um bairro com cultura e tradição. O nome de Alfama deriva das influências mouras, da palavra "al-hammã", que significa águas quentes. De facto, além dos grandes estendais de roupa, prédios altos, as fontes que se encontram, verdadeiros segredos, podem justificar o nome deste bairro.
Visitar Alfama é perder-se no meio das ruas estreitas e ouvir as conversas entre vizinhos, enquanto admira o Rio Tejo a partir de outra perspetiva. As ruas e os becos charmosos combinam com uma arquitetura belíssima, cheia de cor e de prédios antigos. Trata-se de um bairro muito seguro, alegre e, sobretudo, tranquilo, onde a história ainda é uma realidade. A palavra-chave de Alfama é, realmente, a cor, não apenas dos prédios, mas também, e como falado, das roupas nos estendais, devido ao clima ameno que se faz sentir na capital portuguesa.
Além dos azulejos com dizeres típicos, explorar o verdadeiro espírito de Alfama significa subir a calçadinha de Santo Estevão e desfrutar do miradouro de Santo Estevão, com uma paisagem de suster a respiração. Outro dos miradouros mais procurados de Lisboa também se encontra em Alfama, o Miradouro das Portas do Sol. E, se gostar de boas vistas, sugerimos também o miradouro e a igreja de Santa Luzia.
Se gostar de fado, pode visitar o Museu do Fado, que tem uma exposição dedicada à história do fado e da guitarra portuguesa. Além disso, notará os ecos do típico fado português a saírem das históricas casas de fado, espalhadas um pouco por todo o bairro. Mas Alfama tem muito mais, é lá que se encontra o Panteão Nacional, onde estão sepultados alguns dos maiores nomes portugueses, como Amália Rodrigues.
A primeira fonte pública portuguesa está também situada em Alfama, a Fonte d'el Rei, e é uma paragem obrigatória. Por fim, não deixe de espreitar a Igreja São Vicente de Fora, um elogio ao catolicismo da península ibérica. Outros pontos de interesse incluem a Casa da Liberdade Mário Cesariny, ou o Mural de Amália Rodrigues feito em calçada portuguesa, feita pelo artista VHILS. E, se visitar o bairro por altura das festividades de Santo António, fique a saber que o clima que se sente aqui é único!
Onde ficar
Situada na Rua das Portas de Santo Antão, no centro de Lisboa, o Hotel Residencial Florescente é o local perfeito para descobrir Alfama. Depois de um passeio cansativo, quererá relaxar no nosso terraço, com uma vista privilegiada para toda a cidade. Se o dia estiver muito quente, um cocktail no nosso Oásis Bar, ou um mergulho na piscina fazem do Hotel Residencial Florescente o melhor sítio para ficar na cidade de Lisboa! Reserve já o seu quarto ao melhor preço e venha fazer este Tour por Alfama!