Se está a pensar passar um fim de semana fora, fazer um city break em Lisboa é sempre uma opção interessante a considerar. Dotada de uma boa acessibilidade ao nível dos transportes, Lisboa é um destino a que se chega facilmente por avião, vindo de países estrangeiros, ou de comboio ou autocarro se estiver a viajar dentro de Portugal.
Uma cidade com história, cosmopolita, à beira Tejo plantada, com uma gastronomia que faz as delícias de todos que por cá passam. Lisboa é a cidade mais cool da Europa, de acordo com a CNN; foi considerada a 3ª cidade mais hospitaleira do mundo, segundo um estudo do TripAdvisor; foi eleita melhor destino de city break nos World Travel Awards… Ainda tem dúvidas quanto à escolha do seu próximo destino para um city break?
Para a sua estadia em Lisboa, pensámos num percurso que pode ser feito em três dias. Vamos conhecê-lo?
Dia 1
Este é o dia da sua chegada a Lisboa. Provavelmente vai chegar já ao final da tarde ou início da noite, cansado da viagem, depois de um dia de trabalho. Vai querer uma boa refeição, num sítio agradável, certo? Não se preocupe, Lisboa tem uma vasta oferta de restaurantes, e que funcionam até tarde. Que o horário não seja impedimento para começar a deliciar-se com a gastronomia.
A zona da Baixa é uma boa opção para o primeiro jantar na cidade. Com o estômago já composto, aproveite esta noite para descansar, pois espera-o um fim de semana em cheio.
Dia 2
No seu segundo dia em Lisboa, levante-se cedo, tome um bom pequeno almoço para ganhar forças para o dia, e prepare-se para andar. Aliás, para subir e descer, ou não seria Lisboa a cidade das sete colinas.
Comece por visitar os bairros históricos de Alfama e da Graça, percorrendo as suas ruelas e perdendo-se nelas. Visite o Castelo de São Jorge, o Panteão Nacional e aproveite o facto de ser sábado para espreitar a mais antiga feira da cidade, a Feira da Ladra, que se realiza no Campo de Santa Clara. Aqui vai encontrar maioritariamente antiguidades, velharias e artigos de colecionismo.
Da parte da tarde, que tal sentir a vibração cosmopolita da Avenida da Liberdade? Foi construída à imagem dos boulevards de Paris, e por isso tanto se assemelha aos conhecidos Champs-Élysées. É aqui que estão concentradas as grandes marcas internacionais, numa avenida protegida pela sombra das árvores, pontuada com espaços ajardinados e fontes.
Hoje, a noite é para aproveitar a movida lisboeta. O triângulo Chiado - Bairro Alto - Cais do Sodré reúne os mais concorridos restaurantes e bares, sugerimos-lhe que eleja esta zona para uma saída à noite A dificuldade vai ser só escolher o sítio!
Dia 3
Reserve o seu último dia em Lisboa para conhecer um pouco do lado cultural e histórico. Vá até à zona de Belém, que tem muito que explorar. Veja uma exposição no Centro Cultural de Belém, visite o Mosteiro dos Jerónimos, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.
Estando aqui, é obrigatório ir comer um pastel de Belém na fábrica que faz esta doçaria desde 1837 - ou vários, e ainda levar uma caixinha para a viagem! E não se pode ir embora sem passear junto ao rio Tejo, claro.
Já está quase na hora de partir, e de certeza que vai sentir saudades. Até à próxima, Lisboa espera por si!
Para que melhor possa desfrutar da vida da cidade ao fazer um city break em Lisboa, o ideal é que fique alojado na zona histórica e a Residencial Florescente oferece as melhores opções para a sua estadia.